top of page

Barbie: Líderes estão cada vez mais atentos às tendências nas estratégias de marketing

Marcas não deixam chance escapar e líderes estão cada vez mais atentos às tendências nas estratégias de marketing

Por Norma Mosic



Em um mundo anterior ao boom da Internet, a boneca Barbie, foi uma das maiores influencers e impactou as últimas gerações. Até hoje, esse produto da Mattel mantém seu posto de “boneca mais famosa do mundo” e é comercializada em mais de 150 países. Atualmente, a Barbie pode ser encontrada no mercado de brinquedos com muitas variações, como adaptação a diferentes etnias, homenageando profissões e adquirindo vestimentas de acordo com tendências da moda. O novo filme da Barbie, que estreou em 20 de julho deste ano, já alcançou o posto de 3ª maior estreia no Brasil e a maior estreia do cinema mundial em 2023. Com esse grande case de sucesso no marketing, empresas embarcaram na tendência deste fenômeno e mergulharam no mundo de fantasia cor-de-rosa. Desde a divulgação do trailer, a famosa personagem tem causado rebuliço na internet e pautado reuniões e conversas entre empresários, que desenvolvem a toque de caixa estratégias para impulsionar produtos de suas organizações.

Muito além das esperadas trends que surgiram nas redes sociais, setores como varejo, moda, beleza, alimentos e tecnologia não deixaram a oportunidade escapar e abraçaram a onda. Bebidas temáticas, lanches personalizados, coleções de roupas, entre outros itens customizados, foram apenas algumas das ideias criativas que impulsionaram as marcas aderentes junto ao seu público-alvo. Até mesmo empresas mais tradicionais, que nunca haviam explorado estratégias envolvendo filmes ou séries, se arriscaram e foram surpreendidas positivamente com a repercussão.

Pesquisando o assunto, encontrei pequenas e grandes empresas que registraram um notável aumento de vendas ao incorporar produtos cor-de-rosa, inspirados no filme da Barbie, em portfólios. É evidente que essa estratégia, além de engajar o público e remar a favor da “maré de likes”, consegue associar à empresa qualidades como inovação e atualização, essenciais em setores altamente competitivos, onde os consumidores, a todo instante, estão à procura de novidades. Temas em alta no mercado cultural, com grande impacto no debate público, são constantemente aproveitados pelas empresas. Um dos exemplos é a Copa do Mundo, que gera um engajamento massivo e, portanto, é objeto de múltiplas ações empresariais. Filmes, jogos, séries, entre tantos outros trends, também podem ser explorados comercialmente. O segredo é acompanhar o movimento do mercado, de modo a sintonizar com o que há de mais novo, especialmente nas redes sociais. Afinal, hoje, o alcance que as mídias sociais possibilitam para as marcas é indispensável. Você, líder, deseja incorporar essa estratégia em sua empresa? Para obter bons resultados, alguns pontos devem ser considerados, como fazer uma pesquisa sobre tudo o que possa estar relacionado a esse conteúdo, de modo a evitar más situações durante as divulgações junto ao público, como interpretações erradas do material. Também é preciso observar se os valores de sua empresa vão conflitar com o tema escolhido, ou causar algum desconforto em seus clientes e, claro, verificar licenciamentos e royalities antes de envolver outra marca em sua campanha.

Convido você, profissional capacitado que quer ficar por dentro deste e de outros temas, a explorar meus projetos e permitir-se superar suas metas, fortalecendo sua essência com confiança e determinação para alcançar o sucesso na vida. Acompanhe meu conteúdo no IGTV e no canal do Youtube e LinkedIn, onde abordo temas relevantes e promovo debates inteligentes - tudo preparado com dedicação exclusiva para líderes em busca de crescimento!

*Antes de ir embora, me conta nos comentários: Você já assistiu ao filme da Barbie? Quais foram suas impressões? Na sua empresa, já utilizaram algum tema em alta como estratégia de marketing? Como foi essa experiência? Sua empresa trouxe alguma estratégia relacionada à trend da Barbie?

Sobre Norma Mosic

Com mais de 20 anos de experiência na gestão de departamentos jurídicos de grandes e médias empresas, hoje comanda o departamento jurídico da Janga Invest. Norma Mosic é graduada em Direito e pós-graduada “lato sensu”, com o título de especialista, em Direito Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e em Direito Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A executiva jurídica também é especialista em Direito Tributário pela SBDP – Sociedade Brasileira de Direito Público e em Administração Legal pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Norma Mosic está à frente do Normalize+, projeto originado com o intuito de promover conversas e debates sobre pautas relevantes, inicialmente por meio do IGTV e depois no seu canal do Youtube. As temáticas, com foco pessoal e profissional, abrangem liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão e crescimento pessoal. Em 2023, a 2ª edição do clube de leituras conta com importantes parcerias, como cuja edição conta também com importantes parcerias, como Parada Advogados; Leite de Barros Zanin | LBZ Advocacia e Márcio Mendes, da MM Advogados e Jass Botanic.

Além do Normalize+, Mosic conduz o Podcast NA JANELA ao lado de Flávia Bortoluzzo, com um olhar apurado para atualidades dentro e fora do Direito.


Commentaires


bottom of page